Bom, acho que assim como eu, muitos de vocês andam acompanhando a novela colombiana do retorno de alguns reféns das FARC para casa. Uma novela muito ruinzinha, diga-se de passagem...
Eu acho tudo isso tudo uma palhaçada!! Não passa de manobra política para minar mais ainda a autoridade do presidente da Colômbia. Será que ninguém mais acha estranha e perigosa essa relação amistosa entre ele e as FARC? Qual vai ser o próximo passo do insano Chávez?
Ele quer implantar o Socialismo do Século XXI na América do Sul. Isso qualquer idiota que se dê ao trabalho de fazer uma pesquisa de 5 minutos no google pode perceber.
"Aqueles que se fazem chamar bolivarianos dizem seguir a ideologia expressa por Simón Bolívar nos documentos da Carta de Jamaica, o Discurso de Angostura e o Manifesto de Cartágena, entre outros documentos. Entre suas idéias estão a promoção da educação pública gratuita e obrigatória e o repudio à intromissão estrangeira nas nações americanas e à dominação econômica. Propõe, principalmente, a união dos países latino-americanos."Mas de que adianta se dizer revolucionário e promover revoluções apenas na nomenclatura???
De que adianta chamar as universidades de bolivarianas e reprimir as manifestações dos estudantes com violência?
De que adianta viver em uma nação livre onde não há liberdade de expressão para o individuo??
"O novo mundo deve estar constituído por nações livres e independentes, unidas entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos"
Realmente, muitos dos ideais de Símon Bolívar são louváveis. Se você for analisar, é mais ou menos o conceito da ONU e da União Européia. O problema é quando ideais como esse são subvertidos por pessoas como Chavéz. Não me considero profundo conhecedor da história de Símon Bolívar, mas já ví o resultado de um socialismo populista na América Latina.
Fidel Castro e Hugo Chavéz são apenas marionetes, quer saibam ou não...
Eles são os "inimigos convenientes" dos EUA. Os governantes norte-americanos se especializaram na arte de promover insegurança no povo para garantir votos. Sinceramente, eu espero que Hugo Chávez seja apenas mais um "cão que ladra mas não morde" como foi Fidel Castro.
As vezes eu tenho a impressão de que é um possível conflito que os norte-americanos estão deixando em banho-maria para o caso da ameaça terrorista no oriente-médio acabar não rendendo. O governo norte-americano sempre busca conflitos externos para justificar os altos orçamentos bélicos. A indústria de armamentos tem um lobby muito grande lá. Sem guerras, as armas, munições, bombas e etc acabam perdendo a validade e virando sucata (como aconteceu na antiga URSS)
Talvez a situação atual seja um reflexo da guerra fria. A URSS blefava, e os cowboys norte-americanos pagavam para ver. No fim das contas, a URSS acabou com um exército aparelhado por sucata enquanto os norte-americanos, que se envolveram em diversos conflitos pelo mundo, investiram mais ainda em armamento.
O problema foi que quando acabou a guerra fria, muitas empresas dependiam dos contratos de milhões com as forças armadas. Era hora de procurar outro "Bixo Papão". Bush (pai) logo viu uma oportunidade no Iraque. Lá havia um ditador que estava usando dinheiro do petróleo para promover limpeza étnica e financiar guerras com o vizinho Irã.
O presidente Bush (pai) usou a invasão do Kwait como pretexto para comprar a briga e despejar bombas com prazo de validade curto sobre o país. Foi um verdadeiro espetáculo, eu ainda me lembro de ver as cenas dos bombardeios em Bagdá. Saddam recuou e a guerra acabou...
Durante alguns anos de administração do Clinton há um clima de relativa paz no mundo...
Até que alguns anos depois, outro cowboy da dinastia Bush acaba voltando para a Casa Branca e cagando tudo de novo. Mas isso é normal, como mágica!!
Um governante despreparado e irresponsável usa esses artifícios para tirar a atenção dos verdadeiros problemas. Quem questiona o desempenho da economia durante uma guerra??
Nicolas Sarkozy usa sua vida amorosa como distração na França, Bush usa a guerra nos EUA, Lula usou o estatuto do desarmamento para ganhar tempo e tirar o dele da reta no mensalão.
Onde eu comecei mesmo??
hehehehehehehehehehe
Ah sim... Marionetes...
Onde fica a base do exército norte-americano onde são mantidos os "terroristas" mesmo??
Cuba?? Mas Cuba não era inimigo declarado dos EUA?? Os EUA não promoveram um embargo de anos em Cuba?? Engraçado isso...
No fim das contas, o único inimigo de Fidel foi o povo Cubano, que viveu em extrema pobreza durante décadas enquanto por debaixo da mesa, sou capaz de apostar, Fidel e os norte-americanos são muy amigos.
Osama Bin Laden e o regime Talibã já foram aliados dos EUA contra a URSS, Saddam Russein foi aliado dos EUA contra o Irã... Até quando vai esse teatro de fantoches??
Chávez critíca o governo dos EUA mas vende petróleo para eles...
Será que Hugo Chávez no momento não está no banco como reserva do time dos inimigos dos EUA??
Que maneira melhor de refrear o crescimento de uma região do que com conflitos bélicos e sonhos?? Sim, sonhos utópicos como Fidel Castro fez em Cuba e como foi feito na URSS. Vejam o resultado...
Ainda vou escrever um livro sobre como manipular toda uma nação usando sonhos de grandeza...
O poder dos sonhos pode ser usado com os mais diversos propósitos, tanto para levantar uma nação das cinzas e promover a maior guerra de todos os tempos, quanto para simplismente se manter no poder gritando no portão como aquele famoso "cão que ladra mas não morde"
E agora?? Que tipo de cão é Chavéz??
Ele vai continuar em segundo plano latindo ou realmente representa um perigo eminente para a estabilidade política na América Latina??
Isso só o tempo vai dizer...