quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DESABAFO DE UM FLORIANOPOLITANO:

O Quixotismo continua indo muito bem, obrigado. (Esse texto é uma versão extendida de algo que eu publiquei em grupos de movimentos aqui da minha cidade mas imagino que esse problema se repete em muitas se não em quase todas as cidades pelo Brasil afora) Será que a cidade realmente vai pegar fogo? Hoje tive o desprazer de assistir ao JA enquanto almoçava e vi algumas notícias um tanto quanto inquietantes. Começando pela forma como a prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação colocou a culpa da falta de verbas para manutenção das escolas nos professores que receberam um mísero aumento. Vale lembrar que esse problema não acontece apenas na capital mas em toda a grande Florianópolis. No dia 12 uma escola DESABOU em Palhoça.
Falaram também sobre a troca de acusações entre o governo do estado e os médicos que estão a algum tempo em greve. Eu pessoalmente acho que a reivindicação da categoria é mais do que justa mas concordo que não pode haver tumultuo em frente às unidades de saúde pois o mesmo pode vir a custar vidas de inocentes. É uma questão de bom senso. Quando uma pessoa luta pela vida, cada segundo pode ser a diferença entre a vida e a morte. Outra reportagem na sequência falava sobre o cancelamento da Fenaostra por falta de verbas. Mas devido ao fato de que todos estão cagando e andando na prefeitura, ninguém se deu ao trabalho de informar a empresa que venceu a licitação para montar a estrutura do evento. Ou seja, arriscamos pagar por uma festa que NÃO vai acontecer. Isso me lembra um certo show... Para completar informaram sobre o atraso no repasse para as escolas de samba. Eram para ter sido pagas 2 de 3 parcelas. Mas não foi o que ocorreu. As escolas de samba alegam que não receberam NENHUMA parcela do repasse e que a prefeitura jogou no colo da próxima administração essa verba. Não sou nenhum fã do carnaval mas acho uma palhaçada tudo isso. O que me deixa mais trista é saber que de toda a população, 70% só vão se revoltar com a ultima notícia e não com as outras demais. A Fenaostra pode não ser lá aquilo tudo porém acho que é um evento importante para divulgar o trabalho com maricultura que é muito importante na região. É uma atividade que gera empregos diretos e indiretos que sustentam muitas famílias além de estimular a micro economia em algumas comunidades. A calamidade na saúde dispensa comentários. É muito pertinente que se valorize tanto esses profissionais assim como muitos outros que vem sendo mal pagos (como os professores). Hoje vi um anuncio de emprego que oferecia 1.500 para a pessoa trabalhar como frentista de posto (emprego que exige pouca especialização) enquanto um professor da rede pública recebe menos de 900 por mês. Não seria melhor investir mais na educação para que o frentista não fosse tão difícil contratar por causa da insegurança e o medo dos assaltos? Não que os frentistas não mereçam um salário digno. Todas as pessoas merecem. Só que um professor tem que fazer anos de faculdade para exercer uma profissão tão nobre e importante para a construção de um futuro melhor que deveria receber melhor. Quanto à questão do carnaval... Bom, é carnaval. De uma forma ou outra festa vai ter porque o povo se vira como pode e não vai passar em branco. Mas acho que vai ter uma puta revolta se esse repasse não for feito e isso acabar comprometendo os desfiles das escolas de samba. Mesmo que muitos aleguem que acham recursos mal investidos, o carnaval gera empregos e atrai turistas que movimentam nossa economia. O que vocês acham de tudo isso?
Será que não está realmente na hora de começar uma greve geral e exigir mudanças drásticas nessa política podre? Até quando vamos ficar perseguindo bodes espiatórios ao invés de cobrar atitudes daqueles que só sabem criar diretorias, secretarias, ministérios e afins para gerar cargos comissionados e roubar ainda mais do nosso dinheiro com burocracia inútil? Por que o povo insiste em eleger políticos que procuram culpados ao invés de soluções? Por que esse governo investiria em uma educação pública de qualidade sendo que sai muito mais barato sucatear a mesma para depois colocar a culpa da dificuldade dos estudantes que estudaram em escolas públicas de disputarem de igual para igual as vagas nas universidades públicas na classe média? Por Que o governo vai investir em segurança pública se pode criar o estatuto do desarmamento e convencer a população de que aqueles que tem arma para defesa pessoal são responsáveis por armar os bandidos. Sendo que todos sabem que armamento pesado entra sem problemas pelas nossas fronteiras. E se essa desculpa não colar botam a culpa nos usuários de drogas. Com certeza foi a cerveja que criou Al Capone nos EUA e não a lei seca. Por que o povo não se faz essas perguntas? Qual será a próxima mentira que vamos engolir? Mais um aumento no IPI do setor automotivo para reduzir acidentes de carro? E quais serão os ministérios que a nossa excelentíssima senhora presidenta Dilma Roussef vai criar para agradar seus aliados em 2014? Alguém sabe qual ela vai entregar ao Paulo Maluf em troca do apoio às eleições municipais de São Paulo? Perguntas e mais perguntas... Quando teremos algumas soluções e respostas? QUANDO ESSE NOSSO POVO ALIENADO APRENDER PENSAR ANTES DE VOTAR!! NÃO JOGUEM LIXO NAS URNAS!!

Nenhum comentário: